sexta-feira, 29 de junho de 2007

São Paulo


Eu ví!Eu ví!
Uma mina de ouro
Na ponta do arco!

7 comentários:

Israell - bobi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Israell - bobi disse...

Ouvi alguém, alguma vez - apesar de desconfiar ser esse alguém apenas o meu (in)consciente cochichando no meu ouvido - dizer que a poesia deve ter uma finalidade construtiva,ampla e inteligente (e inteligível).Mas me pergunto:construtiva em relação a quê, ou a quem, ou em qual sentido?A poesia pode ser emotiva e lírica,que só leve em consideração o eu do poeta e que pode naturalmente se identifiar com os seus interlocutores.Mas pode ser universalista,no sentido de que se faz uma poesia pensando no "si mesmo" e no "outrem".POesia altruísta?A verdade é que nem tudo que escrevem como poesia é de valor poético,no sentido de que tenha um sentido construtivo,amplo,inteligente...ou tenha de fato um sentido.É como se, por exemplo, Drumond escrevesse "Copo!...vaca."(e só isso) e saísse por aí dizendo que isso é um poema e ponto final.Aí,todos considerariam poema simplesmente porque foi Drumond que fez.Afinal o que é poesia e qual o seu sentido,sua finalidade?Divertir?Aguçar a imaginação das pessoas?Nada?A verdade é que há uma vasta gama de pseudo-poetas ou "charlatães da poesia"(e acho que,assim como existem charlatães na imprensa,existe também charlatães na literatura) ou mesmo poetas,que não se preocupam em fazer com que suas poesias tenham um sentido inteligível,compreensível aos olhos do leitor.Me parece até que esta forma de escrever coisa que não têm nada a ver sustenta prepotente e preconceituosamente uma suposta hierarquia,onde o poeta está no topo,onde só quem é poeta compreende o que se diz numa poesia,onde esta é mesmo a finalidade da poesia:selecionar seu público a uma minoria supostamente superior intelectualmente,e o resto que se dane.Bem,se esta for realmente a finalidade dos escritores e poetas,então eu só estou sendo redundante!

Impressões Digitais disse...

É verdade, existem muiots charlatães por ai!Não só na poesia.
Eu, por exemplo, finjo que escrevo e canto e todo mundo acredita.Mal sabem eles que eu sou feito com 80% de papel celulóide.
Mas na verdade esse não é um blog de poesia.É um blog de externalização de qualquer coisa.São Paulo, por exemplo pode ser poesia ou não, aos olhos de quem vê.No dia que a poesia puder ser conceituada, exatificada, explicada, etc etc etc ela deixa de ser poesia e passa a ser um porre.

Israell - bobi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Israell - bobi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Israell - bobi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Israell - bobi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.