quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Estou voltando...

Ontem, na hora do almoço, o feijão não me soou com o mesmo gosto e na cabaça já não mais se escondia aquele restinho de água que o sol da manhã me ajudou poupar. Depois do almoço, quando pontinhas de sono cobriam meus olhos, sonhei com carne de boi feita em panelas de ferro no fogão de vovó, lá nas bimbocas da cachininga. Velha de tempêro ardido e de uma mão divina no conduzir de uma panela.
Lembro-me também que nesta hora vovô chegava de uma espera de viado. Dizia ele ao chegar: "como ou não nessas encostas" e logo se agasalhava sobre os pés de uma cadeira, com fumo e palha de milho na mão começava a contar a mim e meus primos dos bichos e assombrações que o mesmo encontrou na noite que se foi no último nascer do sol. Eu e meus primos ouviamos!. Vovó pisava carne no pilão do alpendre e de lá vinha aquela vontade de que o almço chegasse logo.
Tio Toim chegava e contava que a sogra dele havia sido picada de cobra. Vovô brincava dando lhe os parabéns. Vovó logo o repreendia e já corria ao quarto da dispensa e de um buraco na parede arracava um pote de azeite de burití: grande brigador e combatente contra veneno de cobra na crendiçe dela. A velha sogra do tio tem o santo forte e sangue de mandipueira, graçejava vovô ao ouvir dizer que a envenenada já lograva melhora.
Naquela hora, mais calma, vovó deitava a panela na cozinha e, feito passarinhos, eu e meus primos nos chamavamos ao propósito dos nosso estomagos em aflição. Neste instante, um formigão malvado morde minha orelha e eu me dou conta do inferno que despoja meu corpo e o suor do meu rosto me traz a lembrança do restinho de água na cabaça.

Arlam Marques

3 comentários:

Impressões Digitais disse...

De longe, o melhor texto do Arlam. Parabéns! Você devia se enveredar mais pela prosa.

Anônimo disse...

Realmente, um prosador de primeira linha.
Otexto tem uma suavidade estilística e um gosto pueril.
Que venham mais textos seus para o duelo de ...
Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Elton de Aquino Arruda disse...

parabéns a todos do curso de letras por esta bela iniciativa. posso colocar um link de voces no meu blog... olha la e me diz http://eltonarruda.blogspot.com

abraços, e aguardo resposta!
professor elton arruda
eltonarruda@hotmail.com